g2h

levelF

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Lenda do Anhanga

Anhangá


A Lenda do Anhangá é um espírito que vive na floresta e que pode tomar a forma do que quiser. Além de boi, peixe, pessoa ou macaco, o mais comum é sua aparição na forma de um veado branco com olhos de fogo.

Os registros de sua presença aparecem em cartas de José de Anchieta, Manuel da Nóbrega e Fernão Cardim no século XVI. Seus relatos tratam Anhangá como um espírito mau, temido pelos povos indígenas. Outros relatos, como o do alemão Hans Staden, comentam do medo dos indígenas ao sair à noite:

"Os indígenas não gostam de sair das cabanas sem luz, tanto medo têm do Diabo, a quem chamam Ingange, o qual freqüentemente lhes aparece."

Para os povos indígenas, Anhangá é considerado o deus da caça e do campo. Ele protege os animais contra caçadores. Algumas lendas contam que caçadores faziam tratos com Anhangá, pedindo ajuda na caça em troca de tabaco.

Já para os jesuítas que chegaram aqui no Brasil, Anhangá era considerada uma figura maligna, comparado demônio da teologia cristã.

Anhangá é muito citado na obra As Aventuras de Tibicurea, de Érico Veríssimo:

"Aos cinco anos fiz minha primeira caçada de tucanos. Mas não me meti fundo no mato, porque tinha medo de encontrar Anhangá, Curupira e os outros espíritos maus."

"O mato todo riu com ele. Riu de mim. Depois o diabo virou três cambalhotas no ar e começou a dançar com toda a velocidade em meu redor. Senti que meus olhos escureciam. Eu mal e mal ouvia a voz de Anhangá, berrando:

- Ninguém pode comigo! Ninguém me vence, nem Tupã!"

Foi dessa figura mitológica que surgiu o nome "rio Anhangabaú" para um ribeirão que corta o estado de São Paulo.

Inicialmente conhecido como Rio das Almas, o rio Anhangabaú era muito temido pelos indígenas da região. Os índios acreditavam que suas águas traziam doenças ao corpo e ao espírito. Essa crença leva a suspeita de que suas águas não eram potáveis.

Teodoro Sampaio, historiador brasileiro, escreveu em uma de suas publicações que o rio era considerado pelos índios como "debedouro das assombrações".

Dizem que você pode ver um Anhangá se andar pela Floresta Amazônica em noite de lua cheia, se você passar por algum lugar mal-assombrado.

A lenda do Anhangá permanece viva até hoje e deve ser mantida para que as futuras gerações conheçam um pouco mais sobre as histórias do nosso país pré-colonização.

17 comentários:

  1. EITA NAO VO A FLORESTA NEM QUE ME PAGASE

    ResponderExcluir
  2. gente isso ai e o diabo atentando so deus nosso unico senhor eo que pode mais

    ResponderExcluir
  3. Sério que os comentários são esses??? Caramba que povo doido. Postagem incrível. Me ajudou bastante. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. me ajudou muito mesmo

    ResponderExcluir
  5. lenda incrível me ajudo no trabalho

    ResponderExcluir
  6. gente isso e so uma lenda assustadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo porque esse tipo de bicho so faz parte de lendas e mitos índigenas e floclore

      Excluir
  7. TO COM MEDO EU LI TODAS

    ResponderExcluir
  8. Aqui na Amazônia (Moju-PA) há relatos de caçadores e nativos que realmente existe a Anhanga, e é temida por estes. Ansioes afirmam a existência real. Não muito anormal se tratando da Amazônia.

    ResponderExcluir
  9. é uma lenda muito legal, realmente, estou fazendo um trabalho sobre lendas do nordeste, ja pesquisei em vários sites, e essa postagem, foi a que pareceu mais real! mai não precisa comentar "que medo".... é só uma lenda, e mesmo que seja verdade, ninguem aqui vai ser louco de viajar pro nordeste do brasil e se enfiar dentro da mata né... então parou!!! e mais uma vez, essa foi uma postgem muito boa catia marilza!!

    ResponderExcluir
  10. É tão assustadora q acho q se eu entrar em um mato e alguma coisa se mexer ou fizer barulho eu saio correndo. Não acredito em lenda mas essa me deu medo

    ResponderExcluir
  11. nossa nao vou dormir hoje

    ResponderExcluir

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Compartilhe com os amigos o G+

Postagens populares

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"
  • Google+ Badge